Os Pensamentos e Caminhos de Deus
Os Pensamentos e Caminhos de Deus
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. [Is 55.8-9]
Mas será que isto está evangelicamente correto? Será que esta mensagem é dirigida aos filhos de Deus? Já, em eu vos questionar, vos incito a voltar ao texto e, se fizerdes uma leitura mais detida, percebereis que a resposta é NÃO.
Se a resposta à pergunta acima posta é não, podemos afirmar, então, que os pensamentos e caminhos dos filhos de Deus são iguais aos próprios pensamentos e caminhos de Deus? A resposta segue.
Falso Entendimento
Dito isto, e voltando ao texto em análise, Livro do Profeta Isaías, capítulo 55, pouco antes dos versículos supracitados, precisamente no versículo 7, ver-se-á que Deus está mantendo um diálogo com alguém, esse alguém é O ÍMPIO e O HOMEM MALIGNO. É o que se confirma:
Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.
Os versos 8 e 9, são, assim, respostas ao verso 7.
Por que, então, os filhos de Deus se utilizam indiscriminadamente desta declaração para, mesmo, dizer que está a adorar a Deus? A resposta primaz é: pela falta do correto conhecimento da Palavra de Deus. Também pode ser por: comiseração; falsa modéstia; autopenitência; cegueira; falsa religiosidade; escândalo passivo; e coisas semelhantes a essas.
Sobre essas coisas muito se poderia falar, mas se estenderia em demasia o corrente pôster.
Subsídios Escriturísticos
Podemos afirmar, então, que os pensamentos e caminhos dos filhos de Deus são iguais, ou ao menos equivalentes, aos próprios pensamentos e caminhos de Deus?
Resposta: SIM, com toda a certeza que as Escrituras nos dá.
Certo, viu-se que este texto se refere aos ímpios e aos homens malignos, mais quais textos asseguram que os pensamentos e caminhos de Deus são os de seus filhos? A resposta é: Inúmeros textos.
Sobre o Caminho
Também João disse:
"Aquele que diz que está nEle, também deve andar como Ele andou." [1 Jo 2.6]
Assim, se alguém anda diferente de como Jesus andou, não está em Cristo, e não pode ir a Deus.
Ou o que dizemos do que está no Salmo 119, ao dizer que os retos, em seus caminhos, andam na lei dO SENHOR, e que o jovem purificará o seu caminho se observá-lo conforme à Lei dO SENHOR?
É como está escrito:
"Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." [Jo 14.4-6]
É errôneo, portanto, a oração de alguém que, com base neste verso 8 do capítulo 55 do livro do Profeta Isaías, tenta se diminuir diante de Deus, mas desconsidera que no verso 7 do mesmo capítulo, Deus informa se referir ao homem maligno e ao ímpio, bem como, assegura-nos, que o justo anda nos caminhos dO SENHOR.
Então, se o justo anda nos caminhos dO SENHOR, o caminho do justo é, também, o caminho de Deus.
Sobre os Pensamentos
Para responder e afirma que nossos pensamentos são os de Deus, me utilizarei de um dos versículos mais profundos das Escrituras, que diz:
"Porque, quem conheceu a MENTE do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a MENTE de Cristo." [1 Co 3.16]
Ora, Cristo é o Filho e nós temos a MENTE de Cristo porque temos o Espírito do Filho [Rm 8.15-16 c/c Gl 4.6].
Ora se temos a mente de Cristo, como poderemos pensar diferente dEle? É impossível.
É por isso que as coisas que dantes era de difícil compreensão aos santos, hoje nos é revelada pelo Espírito de Deus [1 Co 2.10], pois o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Por isso mesmo que da mesma forma não podemos dizer que "o que o olho não viu nem ouvido ouviu é o que Deus tem nos preparado", pois o Espírito no-las revela.
É como está escrito: "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer." [Jo 15.15]
Também, em outro momento:
"Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve." [Lc 10.21]
Então, assim como é equivocado dizer que seu caminho é menor ou não é o caminho de Deus, igualmente é equivocado dizer que seu pensamento é diferente do de Deus, quando se tem a mente de Cristo.
Aquele que se vê diferente disso, está fora da sabedoria de Deus [Cristo], que é loucura para os gregos e escândalo para os judeus.
Qualidade e Quantidade
Não quero pregar aqui a ignorância. Pois todos sabemos que nem tudo nos foi revelado, ainda, pois, mesmo Cristo, quando estava em carne, não sabia de tudo, como diz as escrituras:
Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. [Mc 1.32]
Sendo que, também há coisas selada para nossa própria proteção [Dn 12.9].
Devemos saber, contudo que a QUALIDADE do nosso pensamento [o conteúdo] e do nosso caminho [o rumo] é a mesma da qualidade do pensamento e do caminho de Deus. Porém a QUANTIDADE, isto é, a forma, o volume, é diferente, pois nosso vaso é de barro diferindo do de Deus que é espírito.
Exemplificando: Se de uma fonte cheia de água se tira um pouco para encher um copo, temos a mesma água, o mesmo conteúdo, a mesma qualidade, porém com formas, quantidades diferentes. Assim, mesmo, se dá para como os nossos caminhos e pensamentos e os caminhos e pensamentos de Deus, não são de qualidades distintas.
Conclusão
O propósito deste BuM, bem como deste pôster, não é exaurir as referência escriturísticas sobre o assunto, mas, estabelecendo um norte, permitir e instar o seu interlocutor a confirmar ou não as declarações aqui postas.
Como diz o salmista:
Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a MEDITAÇÃO do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu! [Sl 19.14].
Também outro salmista diz:
Quem dera que os meus CAMINHOS fossem dirigidos a observar os teus mandamentos. [Sl 119.5]
Este mesmo salmista [119] dirá:
Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. [Sl 119.104-105]
Assim, tanto as nossa meditações [pensamentos], quanto os nosso passos [caminhos] devem estar alinhados aos pensamentos e caminhos de Deus.
Deus É Fiel!
Comentários
Postar um comentário