Os Pensamentos e Caminhos de Deus

Os Pensamentos e Caminhos de Deus É comum ouvirmos pessoas evangélicas se dirigirem a Deus com as seguintes palavras: "seus caminhos são maiores que os meus, e seus pensamentos são melhores do que os meus". Todos que se dirigem assim a Deus, ao que parece, tem por base uma única passagem da bíblia, a saber: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos , nem os vossos caminhos os meus caminhos , diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. [Is 55.8-9] Mas será que isto está evangelicamente correto? Será que esta mensagem é dirigida aos filhos de Deus? Já, em eu vos questionar, vos incito a voltar ao texto e, se fizerdes uma leitura mais detida, percebereis que a resposta é NÃO . Se a resposta à pergunta acima posta é não , podemos afirmar, então, que os pensamentos e caminhos dos filhos de Deus são iguais aos p...

Como Deus Surgiu?

Como Deus Surgiu?

sol-brilhando-entre-nuvens












Olá, quem nunca se perguntou como Deus surgiu? Pois é, acredito que todos já tenham se exercitado com este assunto. 

Perguntas como: Quem deu origem a Deus? Quem é seu pai e sua mãe e o pai e a mãe de seus pais? Qual o dia de seu nascimento? Qual sua naturalidade? Qual o tamanho da massa e energia que lhe desse origem?

É difícil para alguém [nós] que existe no tempo [tudo que possa ser dividido em presente, passado e futuro] e no espaço [toda área direcionalmente delimitada. Ex.: em altura, largura e profundidade], compreender quem deles está fora.

Deus, porém, não existe no tempo, pois está fora dele, nem no espaço, estando fora deste também. Deus não foi, nem será, Ele É, ontem, hoje e eternamente [Hb 13.8]. Também Deus não está delimitado, quero dizer, confinado, por algum tipo de dimensão.

Então, como Deus surgiu?

Antes de tudo existir, existia Deus. A primeira delimitação espacial foi construída por Deus e se chama céus [Gn. 1.8]. Trata-se de uma expansão, em forma esférica ou elipsal [Is. 40.22] que se abriu no meio das águas, separando-as em águas inferiores [leia-se: águas internas à expansão] e superiores [leia-se: águas externas à expansão].

Muitos acreditam que esta expansão se trata do céu atmosférico [camada gasosa que envolve a terra], mas, em outra oportunidade, ver-se-á tratar-se do limite imposto por Deus ao universo, estando Deus assentado,  acima deste limite.

Quanto à esta comogonia, teoria que tende a explicar o surgimento do universo, muito se tem do que falar, mas encerraremos, neste momento, por aqui.


Surgimento

dimensão-espaço-tempo

Todo surgimento se dá, concomitantemente, no tempo e no espaço, por conseguinte, nada surge fora destes. 

Como para este BuM tempo é tudo que possa ser dividido em passado, presente e futuro e, por sua vez, Deus nem foi nem será, mas ele É, temos que, assim, Deus está fora do tempo, Ele é atemporal.

Deus é atemporal, não só por que Ele É [aspecto presente], mas também pelo fato dele reunir [fundir] em si, o passado e o futuro. Ele diz: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro

De igual modo, Deus é abespacial [separado do espaço]. O prefixo ab- [em abespacial] é um prefixo latino e  indica afastamento / separação.

Se, de igual modo, tudo surge no espaço, que, para este BuM, é tudo que pode ser direcionalmente delimitado, e as delimitações foram postas por Deus, assim, nenhuma delimitação física pode abraçar aquele que a constituiu, e tudo que não pode ser espacialmente delimitado é abespacial [separado do espaço] e, portanto, indelimitáevel e indelineável


O Insurgível

Pelo que se viu, tudo que é surgível surge no tempo e no espaço. Se, por outro lado, Deus está fora do tempo e do espaço, pode-se dizer que Deus é Insurgível

Tudo que é insurgível, portanto, deverá se mostrar fora, tanto do espaço, quanto do tempo, não bastando estar fora apenas do tempo [atemporal] ou apenas do espaço [abespacial], mas deve estar fora de ambos concomitantemente. 

Muitos seres celestiais também são abespaciais, porém não são atemporais, desse modo, são surgíveis, não se comparando a Deus.

Explicando. Alguns seres celestiais, os que se mantiveram fiéis a Deus, são abespaciais, pois o lugar deles é com Deus e Deus está separado do espaço. Cumprem, assim, uma das duas características da insurgibilidade, aqui postas. Por outro lado, tais seres celestiais não são atemporais, pois, em determinado momento, eles, que não existiam, foram, posteriormente, criados por Deus.


Conclusão

Este BuM conclui que a origem de Deus está fora do tempo e do espaço, não podendo ser explicada por elementos espaciais e temporais, que são elementos imanentes. Assim, sabendo que Deus transcende a tudo, nenhum tempo nem espaço algum comportaria palavras para explicar o não surgimento de Deus.



Deus É Fiel!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Obra de Deus, As Obras de Cristo e Os Serviços da Igreja

Olhai para Mim e Sereis Salvos